MONSTRA-LOGO-Novologo_white
Jogos ópticos

Folioscópio

O Folioscópio (Folium – Folha + Skopein – examinar) foi criado por volta de 1830. Foi das primeiras “máquinas” a criar a ilusão do movimento, a sua construção é bastante simples e constitui um excelente início à “ilusão” do movimento.

Divide uma folha de papel A4 ao meio, no sentido do seu comprimento. Dobra uma das metades e corta pelo vinco, mas não até ao fim. Ambas as partes da folha têm de ficar ligadas, mesmo que apenas por 5 cm. Faz um desenho simples na parte de baixo. Sobrepõe a outra metade e faz o mesmo desenho, mas com algumas modificações. Podes aproveitar a transparência para realizares as alterações. Enrola a folha de cima à volta de um lápis ou caneta. Movimenta rapidamente o lápis da direita para a esquerda e vice-versa. Que grandes gargalhadas vais provocar nos teus amigos!

Se tiveres dificuldades procura mais informações em www.monstrafestival.com ou envia a tua dúvida para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Clica nas imagens para ampliar